Corpus Christi

Cultura

Muitas vezes, só aguardamos os feriados com a boa intenção do descanso. Os significados festivos celebrados, nem sempre são conhecidos. Assim, hoje, dia 16 de junho, quando é comemorada a FESTA DE CORPUS CHRISTI, fomos buscar um pouco da sua história. Aqui no Estado, uma das celebrações mais conhecidas é a de Castelo, que produz tapetes belíssimos pela extenção das suas ruas, num espetáculo de fé e arte.
A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula “Transiturus” de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes. Ele foi o cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Liège na Bélgica, que recebeu o segredo das visões da freira agostiniana Juliana de Mont Cornillon, as quais exigiam uma festa da Eucaristia no Ano Litúrgico.
Juliana nasceu em Liège, em 1192, e participava da paróquia Saint Martin. Com 14 anos, em 1206, entrou para o convento das agostinianas em Mont Cornillon, na periferia de Liège. Aos 17 anos, começou a ter ‘visões, exigindo da Igreja uma festa anual para agradecer o sacramento da Eucaristia. Em 1230, com 38 anos, confidenciou esse segredo ao arcediago de Liège, que, 31 anos depois, ao tornar-se o Papa Urbano IV (1261-1264), instaurou a Festa de Corpus Christi, pouco antes de morrer.
A “Fête Dieu” começou na paróquia de Saint Martin, em Liège, no ano que foi criada, com autorização do arcediago para Procissão Eucarística só dentro da igreja, a fim de proclamar a gratidão a Deus pelo benefício da Eucaristia. Só em 1247 ela pode ser realizada nas ruas de Liège, já como festa da diocese. Depois, se tornou festa nacional na Bélgica. A festa mundial de Corpus Christi foi decretada em 1264, 6 anos após a morte de irmã Juliana, em 1258, com 66 anos.
Celebração - O decreto do Papa Urbano IV teve pouca repercussão porque ele morreu em seguida. Mas, se propagou por algumas igrejas, como na diocese de Colônia na Alemanha, onde Corpus Christi é celebrada antes de 1270. O ofício divino, seus hinos, a sequência ‘Lauda Sion Salvatorem‘ são de Santo Tomás de Aquino (1223-1274), que estudou em Colônia com Santo Alberto Magno. A festa de Corpus Christi tomou seu caráter universal definitivo 50 anos depois de Urbano IV, a partir do século XIV, quando o Papa Clemente V, em 1313, confirmou a Bula de Urbano IV nas Constituições Clementinas do Corpus Júris, tornando a Festa da Eucaristia um dever canônico mundial.
Em 1317, o Papa João XXII publicou esse Corpus Júris com o dever de levar a Eucaristia em procissão pelas vias públicas. O Concílio de Trento (1545-1563), por causa dos protestantes, da Reforma de Lutero, dos que negavam a presença real de Cristo na Eucaristia, fortaleceu o decreto da instituição da Festa de Corpus Christi, obrigando o clero a realizar a Procissão Eucarística pelas ruas da cidade como ação de graças pelo dom supremo da Eucaristia e como manifestação pública da fé na presença real de Cristo na Eucaristia.
Em 1983, o novo Código de Direito Canônico - cânon 944 - mantém a obrigação de se manifestar “o testemunho público de veneração para com a Santíssima Eucaristia” e “onde for possível, que houesse procissão pelas vias públicas”, mas, os bispos escolhem a melhor maneira de fazer isso, garantindo a participação do povo e a dignidade da manifestação.

Texto base: Paróquia Santa Rita de Cássia - Imagem Shutterstock

COMPARTILHE:
Faça seu login e comente essa matéria