Tenho vergonha de mim

Reflexão

Diante de tudo que vem acontecendo, acho que o autor, o brilhante RUY BARBOSA, era um vidente em potencial. Leiam com atenção e vejam se não é atualíssimo:

“Sinto vergonha de mim por ter sido educador de parte desse povo, por ter batalhado sempre pela justiça, por compactuar com a honestidade, por primar pela verdade e por ver esse povo, já chamado de varonil, enveredar pelo caminho da desonra.
Sinto vergonha de mim por ter feito parte de uma era que lutou pela democracia, pela liberdade de ser e ter que entregar aos meus filhos, simples e abominavelmente, a derrota das virtudes pelos vícios, pela ausência de sensatez no julgamento da verdade, pela negligência com a família, célula master da sociedade; pela demasiada preocupação com o “EU” feliz a qualquer custo, buscando a tal “ felicidade”.
Sinto vergonha de mim pela passividade em ouvir, sem despejar meu verbo, a tantas desculpas ditadas pelo orgulho e pela vaidade, por tanta falta de humildade para reconhecer um erro cometido, por tantos “floreios” para justificar atos criminosos, por tanta relutância em esquecer a antiga posição de sempre “contestar” voltar atrás e mudar o futuro.
Sinto vergonha de mim, pois faço parte de um povo que não reconheço enveredado por caminhos que não posso percorrer.
Sinto vergonha da minha impotência, da minha falta de garra, das minhas desilusões e do meu cansaço. Não tenho para onde ir, pois amo este chão, vibro ao ouvir meu hino e jamais usei a minha bandeira para enxugar o meu suor ou enrolar meu corpo na pecaminosa manifestação da nacionalidade.
Ao lado da vergonha de mim, tenho tanta pena de ti, povo brasileiro! De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser HONESTO.”

E nós chegamos à conclusão que ele era um fenomenal VIDENTE, ou simplesmente o mundo sempre foi igual. Infelizmente! Imagem de Gerd Altmann por Pixabay 

COMPARTILHE:
Faça seu login e comente essa matéria