Dia Mundial do Chocolate

Cultura

Ele é amado pela maioria! Mesmo os fit, que fogem das tais gordices, encontram em sua versão mais concentrada de cacau uma maneira de degustá-lo. E hoje é o Dia Mundial do Chocolate, registrando a introdução do produto na Europa, ainda no século XV. Entretanto, há na história quem diga que foram os Maias e os Astecas os pioneiros no cultivo do cacau, principal matéria-prima do chocolate

O Brasil ocupa a sétima posição na produção mundial de cacau, movimentando R$ 20 bilhões no território nacional, e em setembro de 2019 foi reconhecido como país exportador de 100% de cacau fino e de aroma pela Organização Internacional do Cacau (ICCO). O cacau fino e de aroma é identificado por apresentar sabores diferenciados, como frutados, florais, amadeirado, entre outros. Mas, aqui no Estado, os cacauicultores não têm muito a comemorar porque faltam incentivos e políticas para a manutenção e crescimento das plantações; principalmente na região de Linhares, que ainda sofre muito com o desastre no Rio Doce, provocado pela Samarco. Imagens de Jeser Andrade Arango e Alexander Stein por Pixabay 
Hoje, exaltaremos essa gostosura com algumas receitas da Lindt, marca que completa este ano 175 anos de mercado. Fotos das receitas/ Divulgação Lindt. 

GOLD DRINK - Que tal um drink quente com chocolate amargo e especiarias? A primeira receita é para esquentar nos dias frios e apreciar em casa. Vai deixar a pausa para o chá da tarde ainda mais especial. Nela, a sugestão é usar a barra Excellence 78% Cacau como ingrediente central.

Ingredientes: 
⅓ xícara de leite de coco
⅔ xícara de água fervente
1 colher de chá de gengibre fresco ralado
1 colher de chá de açafrão
⅛ colher de chá de pimenta preta moída
¼ colher de chá de canela em pó
1-2 quadrados do Excellence 78% Cacau picados
1 colher de chá de maple syrup 
Coco ou chantilly tradicional (opcional)

Modo de preparo: Em uma panela pequena, adicione o leite, água, gengibre, açafrão, pimenta do reino, canela, o Excellence 78% Cacau e maple syrup. A seguir, cozinhe a mistura em fogo médio, mexendo até que todo o chocolate se dissolva. Retire do fogo e coe com uma peneira. Descarte os pedaços de gengibre ralado e pimenta preta. Está pronto! Basta servir quente ou coberto com chantilly e Excellence 78% Cacau raspado. 

S’MORE À MODA LINDT - O famoso sanduíche de marshmallow americano, o s'more, ganhou um toque mais do que especial nesta receita com Lindt Gold bar ao Leite. Tradicional para fazer com galhos e no entorno de uma fogueira, como se vê em cenas de filmes, é possível reproduzi-lo em casa no fogão mesmo com espetos. Uma receita simples, divertida e com poucos ingredientes.   

Ingredientes:
Lindt Gold bar ao leite ou Excellence 70% Cacau
4 marshmallows
Espetos
8 bolachas

Modo de preparo: Prenda o marshmallow no topo de um espeto. Leve até a boca do fogo até ficar douradinho, (dentro de casa, use um fogão a gás ou um pequeno maçarico). Quando os marshmallows ficarem bem dourados por toda parte, é hora de pegar um quadrado do chocolate ao leite e colocá-lo entre duas bolachas, fazendo um "sanduíche". O calor dos marshmallows derreterá o chocolate e você terá um doce delicioso.

FONDUE CLÁSSICO - A terceira receita indicada pela Lindt para fazer e comemorar o Dia Internacional do Chocolate, é o seu clássico fondue, que mistura barra de chocolate amargo e ao leite. Ideal para noites frias e como sobremesa após o jantar.

Ingredientes: 
100g de Excellence 78% Cacau 
100g Excellence Milk
2/3 de xícara de creme de leite (natural, desnatado ou semidesnatado)
Frutas de preferência picadas

Modo de preparo: Aqueça o creme de leite em uma panela até ferver. Retire do fogo, acrescente os chocolates picados e mexa até derreter tudo. Despeje a mistura de chocolate na panela de fondue e sirva acompanhado das frutas que mais gosta!

COMPARTILHE:
Faça seu login e comente essa matéria