O testamento

Social

O tema não é muito bem aceito em família, mas faz parte da lista daqueles considerados “MALES NECESSÁRIOS”. É que o assunto MORTE sempre é evitado, como se isso não fosse a única certeza que todos nós temos. O TESTAMENTO não livrará totalmente daquela horrível situação de disputa, seja lá pelo que for que alguém deixe por aqui, mas, pode ajudar. Conheço histórias de arrepiar, onde a briga foi pela bicicleta do pai; e, outras, que aconteceram até antes da MORTE, quando pedem antecipação da herança. Não importa o valor ou o que seja, a BRIGA sempre acontece.
Que o diga os juízes que atuam em Varas de Família! A HERANÇA geralmente traz a desunião de irmãos que até então juravam AMOR entre eles. Brigam pelo que as leis garantem ter direito, até mesmo caso o falecido não concordasse. Mas, lei é lei. Aquela frase bastante divulgada que diz “HERANÇA É AQUILO QUE OS MORTOS DEIXAM PARA QUE OS VIVOS SE MATEM", é perfeita.
Achando isso sempre muito triste, dias atrás, fomos atraídos a pensar: E SE EU MORRER AMANHÃ? A princípio, veio a lição deixada por LILI MARINHO, que abalou o Brasil quando decidiu leiloar todo o patrimônio e distribuir o dinheiro entre os herdeiros, da forma que queria. E argumentou: "Muitas coisas, eles nem valorizariam!” Certíssima!!! A única coisa difícil de recusar é DINHEIRO. Isso, nunca sobrou muito, porque, quando estou com folga financeira, vou conhecer o mundo ou bater pernas em PARIS.
Quando se sabe que a chamada FINAL está próxima, tudo bem, mas, quem precisa trabalhar para garantir uma vida decente, vender é sempre um risco, em virtude da instabilidade do país em que vivemos. A única solução é buscar um profissional para orientação e deixar um TESTAMENTO.
Para nos despedirmos da VIDA, o melhor mesmo é fazer o que, segundo pesquisa, 90% dos chefes de família evitam: conversar com os herdeiros e saber o que eles acham e o que gostariam. Se possível, deixar registrado e assinado por cada um. Foi o que disse um competente advogado. Mas, deixou claro: "Não há nenhuma garantia de que não terá contestação"! Talvez por isso, os faraós egípcios eram enterrados com todos os seus pertences. No Brasil, seria impossível. Minutos depois, estariam com retroescavadeiras selecionando o que lhes interessasse. Alguém duvida? Image by gstudioimagen1/on Freepik

COMPARTILHE: