Mitos e verdades sobre esfoliação no inverno

Saúde

A esfoliação é essencial para manter a pele saudável e iluminada, já que auxilia na remoção da pele morta e na circulação do sangue. Por isso, deve fazer parte da rotina de skincare mesmo no inverno. Para não restar dúvidas, a dermatologista Vanessa Perusso preparou uma lista com os principais mitos e verdades sobre esta etapa de cuidados.

1. Não se pode esfoliar a pele do rosto no inverno
MITO. "As pessoas pensam que esfoliar a pele no inverno vai deixá-la mais ressecada. No entanto, a esfoliação auxilia na renovação celular, na desobstrução dos poros e na remoção das impurezas que continuam se acumulando mesmo nas baixas temperaturas. Para garantir uma pele saudável, vale observar os ingredientes que compõem os esfoliantes. Produtos com micropartículas de casca de arroz, por exemplo, um ativo natural refinado, vão assegurar uma esfoliação suave sem agredir a pele ou remover sua camada lipídica", assegura.

2. A esfoliação deve ser feita duas vezes por semana
MITO. Não existe uma quantidade correta de vezes na semana para fazer a esfoliação. O intervalo entre as práticas vai depender do tipo de pele e deve ser orientado por um dermatologista. Vanessa conta que, "de modo geral, as peles mais oleosas devem incluir o cuidado na rotina pelo menos duas vezes na semana. Para as peles secas, uma vez a cada 15 dias é suficiente."

3. A esfoliação evita pelos encravados
VERDADE. "A principal função da esfoliação é remover pele, impurezas e células mortas. Com isso, a oleosidade é controlada e o folículo - parte da pele responsável pela produção e crescimento do pelo - é liberado. Consequentemente, diminui os riscos dos pelos encravarem", esclarece a profissional.

4. Os esfoliantes caseiros são mais eficazes
MITO. De acordo com a especialista, "a esfoliação, para ser eficiente, deve ser feita com produtos próprios. Algumas receitas caseiras levam ingredientes que podem fazer mais mal do que bem. O açúcar, por exemplo, pode machucar a cútis. Isso porque o grão é agressivo a peles mais sensíveis e pode provocar cortes bem pequenos. Sendo assim, produtos feitos com fórmulas e ativos específicos para este cuidado são os mais recomendados."

5. A hidratação da pele é indispensável pós esfoliação
VERDADE. Como o ato de esfoliar elimina as células mortas e retira a oleosidade, a pele precisa ser hidratada, independentemente da época do ano. Então, este cuidado pós esfoliação é fundamental para proteger a derme de uma possível irritação.

COMPARTILHE:




Faça seu login e comente essa matéria