Aumento da dengue no ES

Saúde

No Espírito Santo, segundo os últimos boletins epidemiológicos divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), os casos de dengue seguem aumentando. Os dados apontam que o Estado registrou 9.834 casos de janeiro até junho deste ano, o que representa 2.092 a mais em comparação aos registrados no mesmo período do ano anterior. O relatório informa ainda que os município de Pinheiros, Jaguaré, São Gabriel da Palha e Muniz Freire acumulam o maior número de notificações e confirmações.
O professor e coordenador do curso de enfermagem da Faculdade Pitágoras, Edson Cassiano, lembra que é fundamental que todos se comprometam para evitar a proliferação do mosquito pois a doença, em sua fase aguda, pode causar sequelas graves ao paciente "Para confirmar o diagnóstico, é necessário exame clínico e hemograma. Em caso de dengue hemorrágica, os sintomas também podem incluir sangramentos que se apresentam como manchas vermelhas na pele, hematomas e sangramentos do nariz ou gengivas por exemplo", diz o docente. 
Em casos leves da doença, o tratamento ocorre, geralmente, em domicílio. Deve-se garantir a hidratação do corpo e o repouso, mas isso não exclui o acompanhamento com um profissional de saúde. Foto/ Divulgação

COMPARTILHE:




Faça seu login e comente essa matéria