Novo Santuário de Anchieta

Cultura


Erika Kunkel e Ronaldo Barbosa

Com a presença de autoridades e comunidade, um novo Santuário Nacional de São José de Anchieta foi entregue ontem à comunidade. A solenidade de inauguração das obras de restauro e readequação do monumento foi às 10 horas e, a partir de agora, este importante símbolos da presença dos jesuítas no Brasil está reaberto à visitação pública após três anos de muitos estudos e trabalho.
Segundo a presidente do Instituto Modus Vivendi, organização responsável pelas obras do Santuário, fiéis e visitantes se surpreenderão com a grandiosidade e relevância do trabalho realizado no local, que passa a apresentar um novo conceito de museu. Um centro interpretativo, com dinâmica de comunicação maior e mais interativa, que permite mais conhecimento e diálogo com a história do local. O projeto também conta com a criação de novos espaços para recepção e visitação do público.
O restauro do Santuário de São José de Anchieta foi integralmente aprovado pelo Iphan e efetivado pela Lei de Incentivo à Cultura Federal, com patrocínios do Instituto Cultural Vale e do BNDES. "Neste espaço totalmente revitalizado e totalmente acessível, o conhecimento, a cultura e a fé se encontram de forma especial", diz Erika.


Aileen Varejão e Augusto Pacheco

COMPARTILHE:


Faça seu login e comente essa matéria