Cuidados com o corpo na folia

Saúde

Tem gente já curtindo o carnaval. E quem não está e gosta da festa, entrou na contagem regressiva. Quase todo folião apaixonado tem uma história de chegar ao limite do corpo durante o carnaval, mas é preciso ter cuidado porque o período é de altas temperaturas e a falta de consumo de água e excesso de bebidas alcoólicas podem se transformar em uma situação preocupante, colocando em risco a segurança e o bem-estar do indivíduo.
Desse modo, além do uso de protetor solar, a nutricionista Cintya Bassi recomenda uma boa alimentação: "Durante a folia, recomenda-se evitar alimentos gordurosos, salgadinhos, bolachas recheadas e fast food, que não fornecem energia prolongada e nem nutrição adequada pra suportar a foliaAlém disso, como muita energia é gasta, a sugestão é não ficar longas horas sem se alimentar". 
A especialista também alerta sobre os principais pontos que devem ser seguidos para curtir sem prejuízos futuros ao corpo:
1 - Capriche no consumo de água: a desidratação, motivada pela falta de líquidos e por suor excessivo, pode provocar quedas de pressão e desmaios. Por exemplo, uma pessoa de 60 kg deve ingerir 2,1 litros, por dia, seja com água, sucos ou isotônico, mantenha seu corpo hidratado.
2 - Beba com moderação e diga não às drogas: o uso de drogas ilícitas e outros estimulantes, além do álcool, podem induzir arritmias, crises de hipertensão arterial e infarto. Quando usados simultaneamente, os efeitos podem ser ainda mais intensos, levando à morte súbita. A indicação é que se beba um copo de água para cada dose de bebida alcoólica, visto que a água ajuda a evitar os efeitos danosos do álcool no estômago, diminuindo a chance de uma ressaca no dia seguinte.
3 - Evite energéticos em excesso: ricos em cafeína e taurina, usados para se manter alerta, os energéticos também podem induzir arritmias. Por reduzirem a sensação de tontura, levam o indivíduo a beber maior quantidade de álcool, aumentando os riscos.
4 - Roupas leves: o uso de roupas muito pesadas e quentes, em ambientes abafados, pode levar à desidratação e a desmaios por quedas de pressão.
5 - Repouse antes e depois de curtir a folia: dormir pouco pode provocar hipertensão, agitação, ansiedade e sonolência diurna. Dirigir automóveis com sonolência aumenta muito o risco de acidentes. 
Por fim, fique atento ao seu organismo, ele emite alguns sinais para demonstrar um quadro de desidratação: sede exagerada, boca e pele seca, olhos fundos, diminuição da sudorese, cansaço, dor de cabeça e tontura. Foto/ Divulgação

COMPARTILHE:


Faça seu login e comente essa matéria